
Pensamento
Depois que Adão e Eva deixaram o Jardim do Éden, começaram a arar a terra e a fazer outras tarefas para o seu sustento. Tiveram muitos filhos e estes, por sua vez, casaram-se e tiveram filhos (ver Moisés 5:1-3). Assim, os filhos espirituais do Pai Celestial começaram a deixar Sua presença e vir para a Terra, como lhes havia sido prometido. Quando vêm para cá, a memória do lar celestial lhes é apagada. Entretanto, o Pai Celestial não os exclui de Sua influência, mas manda o Espírito Santo para confortar, ajudar e guiar todos os Seus filhos espirituais.
“E naquele dia desceu sobre Adão o Espírito Santo, que presta testemunho do Pai e do Filho...” (Moises 5:9)
O poder do Espírito Santo pode vir a uma pessoa antes do batismo e testificar que o evangelho é verdadeiro. Porém o direito de ter a companhia constante do Espírito Santo, enquanto a pessoa permanecer digna é um dom que só pode ser recebido pela imposição de mãos de um portador do Sacerdócio de Melquisedeque, após o batismo autorizado na verdadeira Igreja de Jesus Cristo.
Jesus ensinou que todos os pecados seriam perdoados, exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo (Mt. 12:31–32; Mc. 3:28–29; Lc. 12:10; Heb. 6:4–8; D&C 76:34–35).
Por que buscar o Espírito Santo? Por que esforçar-se para ter a sua companhia? O que há para mim em tudo isso?
A missão do Espírito Santo é prestar testemunho do Pai e do Filho (I Cor. 12:3; 3 Né. 28:11; Ét. 12:41)
Revela a verdade de todas as coisas (Jo. 14:26; 16:13; Morô. 10:5; D&C 39:6).
O Espírito Santo nos testificará que Jesus é nosso Salvador e Redentor. Sem o Espírito Santo, não poderíamos saber que Jesus é o Cristo.(Ver 3 Néfi 28:11; D&C 20:27; Hebreus 10:15.)
Ele nos revelará que o Pai Celestial é o pai do nosso espírito. Ele nos ajudará a entender que podemos nos tornar exaltados como o Pai Celestial. (Ver Romanos 8:16-17.)
É pelo poder do Espírito Santo que somos levados a entender e a viver o evangelho de Jesus Cristo.
Santifica os que se arrependem e são batizados (Jo. 3:5; 3 Né. 27:20; Mois. 6:64–68).
É o Santo Espírito da Promessa (D&C 76:50–53; 132:7, 18–19, 26).
O Espírito do Senhor leva o homem a orar. (2 Né. 32:8-9)
O Espírito de Deus persuade os homens a fazerem o bem e a acreditarem em Cristo (Éter 4:11-12; Mor. 7:16-17)
É uma companhia que cura a solidão, motiva a busca da excelência e dá sentido à vida. É uma companhia que vos assegurará que não estarás sozinho (João 14)
Como membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, devemos nos tornar dignos de receber este mensageiro especial e essa testemunha do Pai Celestial e de Jesus Cristo.
Mesmo tendo recebido dom do Espírito Santo, o Espírito permanecerá com você apenas quando você cumprir os mandamentos. Ele Se retirará se você O ofender com uma atitude profana, com imundície, desobediência, rebelião ou outros pecados. Mantenha-se limpo (a). Preencha a sua vida com coisas boas para ser digno da companhia do Espírito Santo.
Com amor, Quórum de Élderes da Ala Coxipó.
Pontos a ponderar
Você já sentiu o Espírito Santo? Como foi?
Por que o Espírito Santo é necessário?
O que você acrescentaria nesta carta?
Estudo Adicional
“O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós.” (D&C 130:22)
“E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” (Ezequiel 36:27)
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26)
“Sim, eis que eu te falarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo que virá sobre ti e que habitará em teu coração.” (D&C 8:2)
“Pois aquele que procurar diligentemente, achará; e os mistérios de Deus ser-lhe-ão desvendados pelo poder do Espírito Santo...” (1 Néfi. 10:17)
“Pois eis que vos digo novamente que, se entrardes pelo caminho e receberdes o Espírito Santo, ele vos mostrará todas as coisas que deveis fazer.” (2 Néfi 32:5)
“E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas.” (Morôni 10:5)
“E agora, em verdade, em verdade eu te digo: Põe tua confiança naquele Espírito que leva a fazer o bem—sim, a agir justamente, a andar em humildade, a julgar com retidão; e esse é o meu Espírito.” (D&C 11:12)
“E tudo que disserem, quando movidos pelo Espírito Santo, será escritura, será a vontade do Senhor, será a mente do Senhor, será a palavra do Senhor, será a voz do Senhor e o poder de Deus para a salvação.” (D&C 68:4)
O poder de persuasão do Espírito Santo é tão grande, que não pode haver dúvida de que o que Ele nos revela é a verdade. O Presidente Joseph Fielding Smith disse:
"Quando um homem recebe a manifestação do Espírito Santo, esta lhe deixa na alma uma marca indelével, que não pode ser facilmente apagada. É o Espírito falando a um espírito, com uma força extraordinária. A manifestação de um anjo ou do próprio Filho de Deus impressionaria a visão e a mente e, com o passar do tempo, desvanecer-se-ia; porém, as impressões do Espírito Santo penetram mais profundamente na alma e são mais difíceis de serem apagadas." [Answers to Gospel Questions (Respostas a Perguntas sobre o Evangelho), 2:151]
O Presidente Smith disse também: "Por meio do Espírito Santo, a verdade é incutida nas próprias fibras e nervos do corpo, de maneira a não ser esquecida." (Doutrinas de Salvação, 1:53)
Marcadores: Escrituras, Instituto, Mensagens
0 comentários:
Postar um comentário